BEM VINDO AO SER-PARA-AÇÃO

GRUPO PARA MULHERES

O Ser-Para-Ação foi criado com o intuito de ajudar mulheres que estão, neste momento, vivendo término de relacionamento. Seja casamento, noivado ou namoro, as mulheres sofrem com o fim da relação. Neste grupo iremos abordar questões que causam sofrimento, de forma a elaborar esta dor. Temos também como objetivo trabalhar a autoestima e a autoconfiança para que possam pensar numa relação futura.


sábado, 19 de maio de 2012

A ARTE DE BEIJAR





Especialista fala sobre a importância do beijo e ensina alguns bastante inusitados


Beijo de selinho, de língua, esquimó, de bom dia e de saudade são beijos comuns. Mas ainda existem beijos técnicos, de peixinho, de mola, grampo, touro. É mais do que a gente sequer se dá conta. Tanto que um especialista no tema reuniu – e descreveu – 484 formas diferentes de beijar. Pois é, um beijo nunca é igual ao outro e nem deveria ser. O beijo faz parte de uma relação amorosa e é através dele que conseguimos medir a "temperatura" da relação. Não importa a idade do casal, beijar é uma arte que deve ser explorada em todas as suas vertentes.

Em um relacionamento amoroso, o beijo é fundamental. De acordo com Pedro Paulo Carneiro, jornalista, diretor de TV e cinema e autor do livro "Dossiê do Beijo: 484 formas de beijar", da editora Catedral das Letras, "sem beijo não existe relação amorosa verdadeira, não existe a cumplicidade. O beijo é muito mais do que a união de duas bocas, é a junção de almas, texturas, cheiros, gostos, sentimentos, energias e vontades. Através do beijo, o casal mantém uma relação de reciprocidade amorosa, sendo ele, também, um termômetro infalível do nível de afetividade do casal".

"O beijo é o termômetro do sexo". Quem nunca ouviu esse dito popular? O beijo sempre precede o sexo e é uma excelente maneira de medir o nível de entrosamento do casal. "Esse dito é 90% verdade. O beijo é a conexão mais íntima entre dois corpos, maior até que a relação sexual. Nossas bocas, língua, palato têm terminações nervosas semelhantes a do nosso órgão sexual. Através do beijo conseguimos transmitir mais de 60 tipos diferentes de sensações, que vão desde o odor da saliva, passando pela textura dos lábios, dos movimentos da língua, pela intensidade, vontades, pupilas dilatadas até chegar aos feromônios liberados. Tudo isto e muito mais enviam para nosso cérebro informações preciosas sobre o tipo de pessoa que estamos beijando, sexualmente falando", diz Pedro.

Beijar é bom em todas as épocas da vida, mas, na maturidade, esse gesto adquire um nível diferente. Pedro explica dizendo que " o beijo não muda ao longo da vida, o que muda é o sentimento envolvido nele. Uma pessoa com mais de 50 anos pode vir a beijar outra de uma forma mais quente e decisiva do que um adolescente. O que importa na verdade são os sentimentos envolvidos. Gosto de contar a história do surgimento do selinho (forma mais tradicional de se beijar), para que possamos entender esta relação. O selinho 'nasceu' na Idade Média quando senhores donos de terras trocavam seus bens e 'selavam' o acordo através de um beijo frontal, com duas testemunhas que presenciavam a cena. Ou seja, este beijo significa compromisso, não afetividade. Com o advento da peste, este costume foi substituído pelo sinete do anel no papel, e, posteriormente, pela assinatura".

Casais que estão juntos há muito tempo tendem a perder a intensidade e o "fogo" do relacionamento – dando muito mais selinhos do que outros tipos de beijos para demonstrar afetividade. Acontece que, como já vimos, o selinho não é o tipo de beijo ideal para isso. "Muitos casais ao longo dos anos vão perdendo 'o calor' do beijo, restando apenas o selinho. E selo, como vimos, significa compromisso, e não paixão, afetividade. Costumo dar uma sugestão para manter a chama acesa: dê dez beijos diferentes por dia", recomenda Pedro. "Beijar é um tipo diferente de arte porque você pode executá-la de diferentes formas e evoluir na 'arte' de conceder prazer. O beijo nada mais é do que proporcionar a liberação da serotonina, o elemento neurotransmissor de prazer", conclui.

Ao longo de mais de dez anos, Pedro Paulo Carneiro viajou para mais de 40 países para estudar o beijo. "O que me motivou a fazer isso foi, definitivamente, a sensação deliciosa que senti no meu primeiro beijo. Isto me fez querer aprender o porquê deste ato me proporcionar tanto prazer. Após ter me tornado jornalista, resolvi fazer uma pesquisa séria e objetiva sobre o assunto. Descobri muitos tipos de beijos e, após a edição do meu livro 'Dossiê do Beijo: 484 Formas de Beijar', eu descobri ainda mais, chegando a 600 formas diferentes”.



Beijo Japão:
Posicione-se atrás do seu parceiro (a), enlace a cintura com o braço direito estreitando (grudando) o corpo no dele(a). Com a mão esquerda, segure o cabelo e desnuda a nuca. Com a boca levemente entreaberta, beije a nuca (fortemente), vá girando pelo pescoço com a mesma forma de beijar. Quando chegar no canto da boca, com uma leve torção, gire a boca do(a) parceiro(a) em direção à sua e aplique um beijo “em cruz invertido” com a língua profundamente introduzida na boca do(a) parceiro(a). Todos estes movimentos fazem com que o sangue flua mais livremente para os lábios, deixando-os mais sensíveis. Esse era o beijo que os japoneses davam em suas gueixas.

Beijo “Blade Runner" (dei este nome, pois no filme Blade Runner, Harrison Ford aplica o beijo na atriz Sean Young):
Encoste seu parceiro na parede. Cole seu corpo de forma que ele(a) não consiga movimentar para frente. Cole sua boca e dê um selo forte, quase violento, até que os dentes do(a) parceiro(a) venham a ferir levemente os lábios internamente. Ao sentir que isto aconteceu, introduza sua língua lentamente entre os dentes e os lábios, passando lentamente. Isto fará a dor sumir e restará o prazer de sentir a boca pulsando durante uns sete dias. Era a forma que os indianos faziam para que suas mulheres não se esquecessem deles.

Orgásmico (China):
Este beijo é um facilitador do orgasmo (feminino ou masculino), sendo que ele depende de muita técnica e prática. Quando um casal está copulando, muitas vezes acontece uma dificuldade de se chegar ao orgasmo. Este beijo apressa esta chegada. Consiste em passar a língua no céu da boca da outra pessoa, vindo de trás para frente. Independentemente da intensidade do sexo que se está pratincando, deve-se ser feito isso lentamente. Estes movimentos do céu da boca liberarão a serotonina. A liberação dessa substância ajudará bastante e apressará o orgasmo.

Fruta com mordida:
A boca deve pegar um pedaço de fruta. Comece a brincar com ela entre os lábios e passe-a para outra boca, e pegue a de volta. Num determinado momento, morda a fruta e mastigue-a. Misture a fruta na boca de ambos. Acredita-se que com este ato, você estejam compartilhando a mesma vida, nessa caso, representada pela fruta.

...E o vento levou
com Clark Gable e Viven Leigh:
Este beijo é um espelho clássico da época em que foi produzido. O homem (Clark Gable) se aproxima da mulher (Scarlet), a imobiliza e a beija de cima para baixo, inclinando sua cabeça fortemente para baixo. Este é um gesto de opressão, de imobilidade, este beijo não dá chance da outra pessoa participar plenamente da ação. O ato de inclinar a cabeça para trás diminui sensivelmente o fluxo de sangue para o cérebro, deixando a pessoa beijada um pouco tonta com isso.








sexta-feira, 11 de maio de 2012

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES (13 DE MAIO)


Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:

- Dizem-me que estarei sendo enviado à terra amanhã... Como vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?

E Deus disse:
- Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você.

Criança:
- Mas diga-me: Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?

Deus:
- Seu anjo cantará e sorrirá para você... a cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.

Criança:
- Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?

Deus:
- Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.

Criança:
- E o que farei quando eu quiser Te falar?

Deus:
- Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.

Criança:
- Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?

Deus:
- Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.

Criança:
- Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais.

Deus:
- Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e eu estarei sempre dentro de você.

Nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas. A criança apressada, pediu suavemente:

- Oh Deus se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo.

E Deus respondeu:
- Você chamará seu anjo... MÃE!

Autor desconhecido


quarta-feira, 9 de maio de 2012

PROCURA-SE UM AMANTE



Muitas pessoas tem um amante e outras gostariam de ter um. Há também as que não têm, e as que tinham e perderam. Geralmente são essas últimas que chegam ao  consultório relatando que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro ou as mais diversas dores.
Elas contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar seu tempo livre. Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.
Essas pessoas precisam de um amante.  O que quero dizer com isso?  AMANTE é “aquilo que nos apaixona”.  É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.
Às vezes encontramos o nosso amante em nosso parceiro, outras, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis. Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho ou na necessidade de transcender espiritualmente, no estudo...  Enfim, é “alguém” ou “algo” que nos faz “namorar” a vida e nos afasta do triste destino de “ir levando”. Lembrando que para encontrarmos o nosso amante, precisamos nos dar oportunidades.  E o que significa “ir levando”? Ir levando é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular pelos consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra. Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerteza e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã.
Não se contente com “ir levando”, procure um amante, seja também um amante e um protagonista... da sua VIDA... Acredite; o trágico não é morrer, afinal a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém.
O trágico é desistir de viver; por isso, procure um amante...

“Para se estar satisfeito, ativo e sentir-se jovem e feliz, é preciso namorar a vida”.